domingo, 9 de dezembro de 2012

O NYLON ANIMAL DO HAGFISH.

Você já ouviu falar nisso ?
Então confere oque eu descobri.

O Hagfish (que não é realmente um peixe no sentido convencional) é um fóssil vivo. Ele passou por pouca ou nenhuma evolução nos últimos 300 milhões de anos. Tem um mecanismo interessante e eficaz de defesa, produz uma cobertura que repele até tubarões.
Quando ameaçado, ele libera grandes quantidades de proteína. Esta proteína, quando entra em contato com a agua, cria filamentos e forma uma cobert
ura gelatinosa e gosmenta, como O lodo, e que cheira a "água do mar suja"; de acordo com um dos pesquisadores, dissuade os predadores de atacar o hagfish.
Os investigadores descobriram que os filamentos de proteína podem ser isolados através da remoção de água e do gel. Os fios de proteína próprios são classificados como "filamentos intermediários. Cada segmento é 100 vezes mais fino que um fio de cabelo humano. Estes fios finos podem ser tecidas para criar tecido que é tão forte como o nylon. Com mais pesquisas, estes tecidos pode até ser usado para fazer roupas! Hagfish produzem grandes quantidades de lodo em alguns segundos. Este material é muito mais sustentável do que as fibras artificiais como nylon e poliéster. Nas palavras do pesquisador-chefe, Atsuko Negishi, "Este trabalho é apenas o começo de nossos esforços para aplicar o que aprendemos de animais como peixes-bruxa para o desafio de fazer materiais de alto desempenho a partir de matérias-primas de proteínas sustentáveis".

O desafio seguinte seria tornar o processo viável a uma escala industrial. É improvável que o lodo irá ser directamente colhida do hagfish em grandes quantidades. Alternativamente, os genes de tomada de lodo podem ser transplantadas para as bactérias, que podem ser cultivadas para fornecer o lodo numa escala muito maior e mais viável.
 
Confere o video, é incrivel.

https://www.facebook.com/photo.php?v=566779706671043&set=vb.323744654384978&type=2&theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário